segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Consumidor exigente: tomando precauções nas compras online!


              Olá pessoal!

               Quem não gosta de fazer compras pela internet?

             As facilidades são muitas: 1) Você não precisa sair de sua casa e deslocar-se até um lugar para fazer a compra; 2) Tem mais autonomia e liberdade no processo, já que não há necessidade de um vendedor ou alguém fazendo a intermediação; 3) Pode pesquisar rapidamente por meio de sites como o buscape ou até mesmo o google, o produto que quer adquirir, comparando as diversas marcas, qualidade e modelos; 4) As lojas entregam a mercadoria em sua casa, em um tempo razoável...

               Daria para listar muitas outras vantagens e você certamente deve estar pensando em alguma outra que eu não mencionei, mas, sem dúvida, o que mais tem atraído os consumidores ao mercado online são os preços, que são bem mais baixos do que nas lojas físicas. Dá pra economizar bastante fazendo compras pela internet e nós ficamos muito felizes com isso!
               O grande problema é que muita gente na ânsia de conseguir uma super promoção acaba sendo vítima de golpes, ficando sem o dinheiro e sem o produto. Pois é, há pessoas de má fé que, encobertas pelo anonimato da internet, abrem falsas lojas online, recebem uma certa quantidade de pedidos, juntamente com o pagamento, e depois simplesmente somem. Traduzindo: estelionatários. Ou, ainda, tem aqueles que abrem um pequeno comércio online, mas pela inexperiência e/ou adversidades não conseguem honrar com seus compromissos.
               Você pode estar pensando que tem que ser uma pessoa muito ingênua ou simples pra cair nesse tipo de armadilha, mas não é não! Conheço pessoas inteligentes e espertas que não resistiram a uma super promoção e se deram mal. É minha gente, tem gente que se torna hábil na arte de enganar os outros...rssss.

                 Então, aqui vão algumas precauções simples que você pode tomar para não ser a próxima vítima!

                             1) Procure sempre que possível lojas maiores, com mais tempo de experiência e credibilidade no mercado. Empresas consolidadas dificilmente lesarão seus consumidores. Ainda que cometam erros, e acontece porque o fluxo de transações é grande e eles às vezes perdem o controle, as consequências não são tão desastrosas. Em geral, eles ressarcem o consumidor por danos causados, e se isso não ocorrer é fácil acioná-los na justiça, porque possuem identidade determinada.

                              2) "Quando a esmola é demais, o santo desconfia". Não preciso dizer muito né?! Algumas pessoas pensam que vão comprar um aparelho de celular de última geração, por exemplo, que custa em média no mercado R$ 2000, por R$ 500. Esse valor não deve cobrir nem a fabricação do produto. É impossível alguém conseguir vender com tanto desconto, a não ser que a origem do produto seja de furto/roubo, ou ele seja falsificado.

                                    3) Pesquise como anda a relação da empresa com o consumidor em sites da internet que são feitos especialmente para isso. O Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) é excelente. Não é apenas a quantidade de reclamações que conta nesse caso, mas o feedback que a empresa dá para o reclamante é super importante também, ou seja, se resolvem a situação ou não após o registro da reclamação.

                                    4) Procure sempre comprar em lojas que tenham número de CNPJ e registro na Junta Comercial. Alias, no Estado de São Paulo, qualquer pessoa pode ter acesso a informações sobre uma empresa, como endereço de sede, capital e qualificação completa de seus sócios, apenas digitando a razão social no site da Junta Comercial (www.jucesponline.sp.gov.br). No site da Receita Federal também é possível pesquisar a situação cadastral de uma empresa (http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp). Regularidade perante o governo, além de demonstrar maior seriedade e profissionalismo, ainda te ajuda se você precisar entrar com uma ação judicial contra a empresa.

               Apesar de tudo, se você se sentir tentado a comprar em uma loja virtual nova, pequena, sem cadastro no governo (eu mesma já fiz isso!), tente contatar a pessoa envolvida por telefone ou e-mail, solicite alguns dados, como nome, documento de identificação e, se possível, endereço. Não é garantia, mas pode ajudar.
                 E, finalmente, se quiser arriscar, arrisque, mas com um produto de baixo valor. Um dinheiro que não vá te fazer falta, ou não te deixe pesaroso em caso de perda!

                                      Espero ter ajudado!
                                      Bjos!

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